domingo, 24 de outubro de 2010

PENACOVA E OS PASTEIS CONVENTUAIS

Com um quarteto virado para o “apagão”, eis mais um conjunto de medidas que vão cortar radicalmente com o passado.  
A começar pelas conhecidíssimas Nevadas e Pastéis de Lorvão, a gastronomia local prepara-se para grandes mudanças. As Nevadas vão dar lugar aos “Botões de Rosa Branca” e os Pasteis de Lorvão vão ser destronados pelos “Bocejos de Coelho”, para além das nomenclaturas, também as receitas sofrerão alterações. 

Queridas amigas, hoje vou-vos segredar a receita dos BRB.

Preparação: bate-se bem o Oliveirinha com as “sombras” e junta-se-lhe a desconfiança e as perseguições batidas em castelo. Coloca-se a massa em pequenas formas previamente untadas com 20 anos de jejum político e polvilhadas com sede de poder, leva-se ao forno a cozer sem deixar tostar. Depois de prontas recortam-se as pétalas com cautela para não romper com a vereação.

Recheio: desfazem-se os 3 vereadores da oposição, com o miolo cansado. Coloca-se ao lume 1 dl de paciência com tempo suficiente para o creme ficar asiado. Afastam-se das comemorações institucionais e junta-se-lhe o desprezo que se obteve com os "afastamentos". Batem-se bem sem talhar e leva-se ao lume para cozer o presidente da concelhia da oposição, não deixando que o referido senhor fique muito próximo dos corredores do poder. Envolve-se, depois de morno, um pouco deste doce em cada botão e passados mais três anos ninguem se lembrará da anterior "receita".

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito obrigado pela receita. Há que tempos que andava à procura dela. Desde que o Nuno Esperança monopolizou os pasteis, nunca mais voltaram a ser os mesmos.Muito bom texto, apesar de pequeno, bastante conciso e directo à verdade!